CEPPES: Uma Breve Aproximação de Educação Popular Pautada na Gestão Democrática


A presente pesquisa tem como objetivo investigar a gestão do Centro de Educação Popular e Pesquisas Econômicas e Sociais (CEPPES) em sua experiência de educação popular de jovens e adultos, no período de 1991 a 2015. O CEPPES aplicou o método materialista dialético em sua linha pedagógica. A monografia analisou os documentos teóricos e pedagógicos desta instituição à luz desses pressupostos metodológicos e teóricos no sentido de avaliar o impacto da gestão deste método de trabalho na educação dos sujeitos envolvidos, e sua contribuição para a educação brasileira. As técnicas de pesquisas utilizadas foram documental e bibliográfica, assim como entrevistas realizadas com gestores, educadores e educandos do CEPPES. Para fundamentação deste trabalho foi pesquisado o professor Darcy Ribeiro, Paulo Freire, Makarenko, Aluísio Bevilaqua, Vitor Henrique Paro e Heloísa Luck. Considerando a leitura dos autores e análise dos documentos e entrevistas, a monografia levanta a hipótese de que a gestão de educação do CEPPES pode ser situada no campo democrático.

Osmarina Mattos Portal e
 Renata Mattos Portal

Rio de Janeiro - 2015

*Monografia apresentada ao Centro de Estudos avançados em Pós Graduação e Pesquisa – CESAP, como requisito parcial à obtenção do curso Pós-graduação em Gestão Educacional Integrada, orientada pela professora: Mariza Soares de Oliveira.


 

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